Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dicas de como agir nas dinâmicas de grupo

A dinâmica de grupo é uma prática muito comum nos processos seletivos atuais, pois é possível utilizar essa técnica para avaliar um grande número de candidatos de uma só vez. O entrevistador economiza tempo e pode observar a maneira como os candidatos se comportam em grupos e equipes.

Muita gente pensa que a avaliação da dinâmica de grupo começa quando você é convidado a entrar numa sala especial com os outros candidatos. Se você é uma dessas pessoas, está muito enganado. A dinâmica começa, sim, quando você entra na sala e recebe alguma tarefa especial para desenvolver em grupo, mas a avaliação pode começar ali mesmo na recepção, enquanto você está aguardando o início do processo.

Em muitas dinâmicas de grupo, não existe apenas um facilitador- pode haver dois ou três. Um desses avaliadores pode estar ali mesmo na recepção, sentado ao seu lado, como se fosse um dos candidatos.

Não se assuste se o início do processo atrasar muito ou se o facilitador ficar ´enrolando´. Você já pode estar sendo observado e sua reação diante do imprevisto já permitirá ao avaliador comparar você aos demais.

Algumas atitudes, adotadas pelas pessoas enquanto aguardam na recepção, podem desclassificá-las do processo seletivo. Alguns exemplos típicos são: olhar constantemente para o relógio, falar insistentemente no celular ou reclamar em voz alta e demonstrar impaciência e falta de jogo de cintura.

Comporte-se de maneira natural, demonstrando claramente como você é, como reage frente às situações e como trabalha em grupo. Seja organizado, saiba ouvir e interagir.


QUEM SE DESTACA:
Sabe ouvir as demais pessoas do grupo.
Divide papéis na atividade.
Organiza e planeja antes de executar a tarefa.
Coloca suas idéias e valores de maneira clara e objetiva.
Expõe suas opiniões com segurança, baseando-as em dados fundamentados.

QUEM PERDE PONTOS:
Não interage com o grupo e não participa das atividades.
Demonstra arrogância.
Tenta aparecer mais do que os outros.
Finge seu comportamento.
Demonstra desinteresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.