Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Setor de serviços foi o que mais contratou no ES em 2011, diz MTE

Cerca de 19 mil pessoas conseguiram emprego no ramo em 2011.
Segundo professor de economia, tendência é que área cresça ainda mais.

 


O setor de serviços foi o que mais contratou no Espírito Santo em 2011, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), feito pelo Ministério do Trabalho. No estado, cerca de 19 mil pessoas foram contratadas no ramo, que engloba cozinheiros, mecânicos, cabeleireiros, eletricistas e outros. O número é quase a metade da quantidade de empregos formais gerados no último ano, quando aproximadamente 40 mil capixabas encontraram oportunidades no mercado de trabalho.

O cabeleireiro Hamilton Andrade contratou dez funcionários para reforçar o serviço prestado pelo seu estabelecimento. "É um mercado que está em expansão, sem dúvidas. As pessoas estão usando boa parte do salário para investir na beleza", falou. A recepcionista Thayrine Erler foi uma das contratadas por Hamilton e disse que o emprego tem tudo a ver com ela. "Eu gosto de lidar com o público, acho que estou no caminho certo", disse.

Os auxiliares de serviços gerais Eduardo Luiz dos Santos e Ivanilton Passos de Matos também foram contemplados com oportunidades de emprego no último ano. Eles ajudam a fazer manutenção em 30 condomínios em Vitória. "No começo é difícil, porque as pessoas demoram a pegar confiança na gente", disse Eduardo. Já Ivanilton falou que está muito satisfeito e que seu serviço está rendendo muito.

O professor de economia, Cristiano Costa, explicou que à medida em que a renda do brasileiro cresce, ele passa a consumir mais serviços do que bens de consumo. "Costumo dar o exemplo da geladeira, que é o seguinte: quando a pessoa passa a ganhar mais, ela não compra outras geladeiras, ela passa matricula os filhos em algum curso, investe em outros ramos", disse.

Saiba mais

Fonte: G1 ES, com informações da TV Gazeta. Em 25/01/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.