Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mulheres aprendem a ganhar dinheiro com comida e arte, no ES

Elas cozinham para atender a comunidade e as empresas do local.
Algumas começaram fazendo oficinas e hoje são artesãs.

As mulheres da região de São Pedro, em Vitória, estão aprendendo a ganhar dinheiro. O Núcleo de Inclusão Produtiva de São Pedro estimula as famílias, em especial as mulheres, a desenvolverem novas habilidades e aumentarem a renda familiar. Lá, elas recebem noções de empreendedorismo, ganham dinheiro, passam a ajudar em casa e alcançam a tão sonhada independência financeira.

A turma do grupo 'Sabor e Arte' está junta há cinco meses. Segundo as participantes, não falta trabalho no grupo e, por enquanto, cozinham para atender a comunidade e as empresas da região. Mas o sonho vai além: "Nós estamos com o projeto de montar um restaurante para gente", conta a cozinheira Valesca dos Santos.

No início, elas dizem que nem todo mundo apoiou. O marido da Terezinha da Silva não gostou muito dela sair de casa para trabalhar fora. Mudou de ideia depois que começou a ver o resultado. "Estou quase ganhando mais do que ele aqui e pretendo chegar lá", afirma a cozinheira. Atualmente, elas vendem cerca de 30 marmitex por dia e 40 pratos feitos. Tudo é produzido no espaço onde acontecem as oficinas. Elas garantem que a comida é boa e a clientela só tem aumentado.

Mulheres aprendem a ganhar dinheiro fazendo artesanato (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Mulheres aprendem a ganhar dinheiro fazendo
artesanato (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Artesanato
Mulheres empreendedoras não faltam aqui na unidade de Inclusão Produtiva de São Pedro. Algumas começaram fazendo oficinas, no grupo Vitória das Artes, e hoje são artesãs. Com Eliete Lefen Azevedo foi assim, nunca havia trabalhado e vivia triste em casa. "Eu ficava entediada procurando o que fazer para ganhar um dinheiro e fiz um cursinho e estou aqui há dois anos. Isso tem me ajudado muito, pois ganho o meu dinheiro", explica a artesã.

Elas produzem muito. Peças temáticas, como para o Natal ou produtos para casa. Confeccionam seus trabalhos no Núcleo de Inclusão Produtiva e também em casa, depois se juntam em feiras e eventos. Esses sÃo exemplos de mulheres que se uniram para uma atividade profissional e criaram vínculos para uma vida toda. O grupo Vitória das Artes já existe há 3 anos.

Essa unidade é uma parceria entre o Sebrae e a prefeitura de Vitória. O telefone para fazer encomendas é o 3233-8211.

Saiba mais
Fonte: G1 ES, com informações da TV Gazeta. 07/12/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.