Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vitória terá cooperativa de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos

Foto: Elizabeth Nader
computadores velhos entulhados
A proposta é criar uma cooperativa envolvendo representantes das duas associações de catadores de materiais recicláveis na capital - Amiriv e Ascamare

A Prefeitura de Vitória vai criar, no próximo ano, uma cooperativa de reaproveitamento dos resíduos sólidos eletroeletrônicos.

A decisão saiu de debates, durante a 22ª Feira do Verde, que envolveram, de 23 a 27 de novembro, representantes de diversas secretarias municipais, jovens empreendedores, catadores de materiais recicláveis, estudantes e o Clube de Diretores Lojistas, além de outros interessados.

O prefeito João Coser também compareceu para prestigiar a exposição do presidente da Coopermiti, Alex Pereira.

A proposta é copiar a experiência da Coopermiti, a primeira cooperativa de São Paulo a fazer esse tipo de trabalho há dois anos.

Para Alex Pereira, "essa cooperativa já percorreu um longo caminho na busca de parceiros para certificar os coletores que podem lidar com resíduos perigosos, uma vez que há peças contaminantes que precisam ser tratadas para não poluir o meio ambiente ou causar dano ao ser humano". Segundo ele, ter em Vitória uma filial será bom, tanto do ponto de vista da inclusão social quanto para divulgar a ideia geral do projeto, que envolve educação ambiental, arte e cultura.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Sueli Tonini, a ideia inicial é criar uma cooperativa com 20 integrantes, envolvendo representantes das duas associações de catadores de materiais recicláveis que existem atualmente na capital (Ascamare e Amariv), jovens empreendedores e outros do poder público ou instituições. "Empreender negócios ambientais é nosso objetivo", comentou ela, acrescentando que "promover a sustentabilidade do meio ambiente é estimulante porque também promove a inclusão social".
Para o secretário municipal de Serviços, Romário de Castro, "a partir de 2012, com a prática da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, será inevitável o crescimento da coleta de materiais recicláveis, que em Vitória, atualmente, gira em torno de 150 toneladas por mês, com o sistema de Postos de Entrega Voluntária. Quando começar a funcionar a coleta seletiva porta a porta haverá um avanço e precisamos nos preparar".

Pelo modelo discutido, as duas associações de cadores de materiais recicláveis, que atualmente já recebem, gratuitamente, os resíduos coletados pela Prefeitura de Vitória, serão parceiras dessa cooperativa, o que vai possibilitar retorno econômico para os integrantes. Integrantes das associações disseram que estão com pressa de colocar a mão na massa.

As secretarias envolvidas nos debates formam um comitê gestor de resíduos da Prefeitura, sob a coordenação da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semmam), são: Gestão Estratégica (Seges) Trabalho e Geração de Renda (Setger), Serviços (Semse), Saúde (Semus) e Assistência Social (Semas).
Com edição de Deyvison Longui


Fonte: PMV - Publicada em 28/11/2011, por Janete Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.