Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Telecentros: internet e cursos gratuitos

Idosa utilizando computador, em telecentro
Foto: Marcos Salles.


O telecentro é um ambiente que tem computadores conectados à internet por meio de banda larga e oferece o acesso gratuito à rede mundial de computadores, além de cursos de informática básica, treinamentos presenciais e à distância. É onde o cidadão obtém informações, serviços e oportunidades de negócios que induzam ao crescimento na produção de emprego e renda.

Para saber quais as atividades disponíveis, basta procurar o telecentro mais próximo.

A Rede Telecentro Casa Vitória busca inserir a comunidade, o trabalhador, o empresário e o empreendedor na sociedade da informação, por meio do acesso às novas tecnologias da informação e comunicação. Com unidades de múltiplas funções, a rede possibilita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros, uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, objetivando assegurar a preservação da cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temas vinculados ao cotidiano. Cada unidade possui de 10 a 20 computadores.

 

Regras de utilização

Para utilizar o telecentro, o usuário deve se cadastrar e solicitar autorização junto à recepção do espaço. Para tal, deve-se apresentar documento com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho) e comprovante de residência. Uma vez cadastrado, o cidadão tem direito ao uso livre, ao espaço e aos equipamentos dentro do horário estabelecido de 60 minutos diários.

Idosos, deficientes físicos e gestantes têm prioridade no atendimento, bem como na utilização dos serviços. Não é permitido o acesso a serviços por usuários que estejam vestindo uniforme escolar. O usuário tem inteira responsabilidade sobre o uso do computador no período de utilização, bem como sobre as cotas de impressões e digitalizações, devendo efetuar o controle.

Os usuários de até 12 anos só podem utilizar o telecentro se estiverem acompanhados dos pais ou responsável maior de idade. Para quem tem de 13 a 15 anos, o acesso é permitido mediante autorização por escrito dos pais ou responsáveis. A partir dos 16 anos, o uso é livre. A partir de 14 anos, as pessoas podem fazer o curso de informática livre e participar de todas as atividades desenvolvidas no telecentro.

Onde ficam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.