Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Planejamento de carreira: construção do “Currículo B”

"Uma das formas mais eficazes de conseguir o que você quer é saber o que você, realmente, quer. E quanto mais claros forem seus objetivos, mas rápido manifestam-se as conquistas".

O desafio de conciliar o quê queremos, o que temos com o quê somos têm tirado muitos profissionais da zona de conforto. Afinal, é necessário questionar se o trabalho e a boa remuneração conquistada são, realmente, ideais enquanto melhor opção profissional? Nessas ocasiões é comum aparecer alguém para nos perguntar se não estamos procurando problema, pois reflexões como essa nos obrigam a pensar e, invariavelmente, nos levam às mudanças.

Qual a melhor opção? Acumular experiências ao longo do tempo em várias empresas ou investir numa carreira de sucesso, galgando degraus em uma mesma organização? Será que os conselhos e as indicações de pessoas mais experientes podem nos liberar das responsabilidades e das deliberações sobre qual caminho devemos tomar? Afinal, se as experiências valorizam o portfólio profissional, por que privar-nos dos desafios em outras áreas e instituições antes de decidir o que realmente nos mobiliza e satisfaz?

Essas, dentre outras, são algumas das diversas dúvidas que levam tanto profissionais experientes como em início de carreira a recorrer à ajuda de processos como mentoring ou coaching, em meio a inúmeros questionamentos, os quais provocam insegurança e os impede de vivenciar a plenitude do momento em que se encontram. Muitos, inclusive, deixam de desempenhar no "melhor de si", dado o desconforto da situação.

Sempre que experimentamos dilemas que nos levam a questionar a configuração profissional na qual estamos, devemos refletir sobre a legitimidade e a viabilidade dos objetivos pretendidos, pois nem sempre aquilo que queremos pode ser executado, exatamente, naquele determinado momento. Mas, nada que não possa ser estrategicamente trabalhado, enquanto conquista, em médio ou longo prazo.

Se nossa sobrevivência depende do salário que recebemos da empresa onde trabalhamos, como ensaiar um voo solo sem que tenhamos como prover o necessário para honrar nossos compromissos? Como decidir pleitear um determinado cargo sem que tenhamos, ainda, o conhecimento e a experiência demandados para o exercício das funções inerentes à nova posição?

Devemos sonhar e projetar nossos ideais de vida? Sim, sempre. Mas, com bastante bom senso e cautela para não nos depararmos com situações difíceis por precipitação nas tomadas de decisão, quanto ao momento e ao modo oportuno para articular novas empreitadas. Se necessário, por que não construir um "currículo B" alinhado ao que queremos e somos, enquanto envidamos esforços em convergência com as novas realizações?

Trajetórias de sucesso são estruturadas através dos conceitos de organização, disciplina e determinação. Identificar o objetivo central, prever obstáculos e antecipar soluções, certamente, ajudam e oferecem o alicerce necessário à execução de um plano de ação eficaz no processo de conquista dos objetivos inerentes ao "currículo B". E quanto mais cedo nos dispusermos a efetuar as mudanças necessárias em linha com as realizações a serem executadas, mais rapidamente chegaremos aonde queremos estar.

No plano mais sutil, mas não menos importante, quando da construção de um "currículo B", devemos, também, estar atentos às demandas emocionais, as quais, se não avaliadas, podem comprometer o resultados dos nossos esforços: nível de autoconhecimento, autogestão e autoconfiança, percepção dos pontos fortes e fracos, clarificação de valores, avaliação das relações interpessoais, identificação de resistências e percepção de novas possibilidades. Ter consciência desses aspectos já é um excelente começo.

Todos os conceitos mencionados aliados à orientação de um profissional experiente podem contribuir bastante para que nossos projetos sejam realizados dentro das expectativas e prazos envolvidos. Além, é claro, de ter consciência que, independente do nosso status profissional atual, só depende de nós assumirmos responsabilidades e deliberarmos a respeito de quem queremos ser e o que queremos fazer.


Estamos juntos!
Por Waleska Farias para o RH.com.br em 03/11/2011.
Coach e consultora de Gestão de Carreira e Imagem, desenvolve treinamentos, workshops e palestras com foco nos aspectos comportamentais das relações humanas, através da abordagem de conceitos essenciais, no que tange ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que agreguem valores e contribua para criação de um diferencial competitivo no processo de construção de carreira e formação de imagem. Formação acadêmica e cursos de extensão: graduada em comunicação social com especialização em relações públicas e marketing. Formação em Coaching Integrado - Coaching Executivo, Life Coaching e Quantum Evolution pelo ICI Integrated Coaching Institute - Credenciado pelo ICF International Coach Federation, Treinamento & Desenvolvimento (ABTD), “Leader Trainning” (Instituto Tadashi Kadomoto), Programação Neurolinguistica (INAp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.