Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Beleza... Serviços gratuitos no fim de semana!

Praça do Papa vai abrigar mutirão de serviços comunitários no fim de semana

Foto: Marcos Salles
stande de atendimento I Encontro de Desenvolvimento Comunitário Ministério Público
A população será atendida das 8 às 17 horas em estandes divididos nas áreas de saúde e higiene, jurídico e social e emissão de documentos.


Casamento comunitário de 181 casais, mutirão de atendimento com promotores de Justiça, emissão de documentos, serviços de saúde, palestras e até corte de cabelo gratuito. Esses são alguns dos serviços que a população poderá obter no 3° Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário, que o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realiza no próximo fim de semana (dias 7, 8 e 9 de outubro), na Praça do Papa, em Vitória.

O atendimento à população será feito nos dias 8 e 9, das 8h às 17h, e os estandes serão divididos nas áreas de saúde e higiene, jurídico e social e emissão de documentos. Além disso, o encontro contará com atividades culturais, como shows, cinema, teatro e oficinas para as crianças.

Dentre as atrações estará a Banda Júnior da Polícia Militar e o Teatro da Polícia Federal, que encenará uma peça sobre as drogas. Em paralelo aos atendimentos, serão realizadas palestras com temas de relevância para a comunidade.

O encontro, que tem o apoio oficial do Governo do Estado, Prefeitura de Vitória e ES em Ação, busca reunir entidades e organismos que trabalham com o desenvolvimento comunitário no Estado, além de proporcionar o debate das políticas públicas e sociais. O objetivo é promover o progresso social e buscar a melhoria das condições de vida da população por meio da afirmação e proteção de direitos humanos e da cidadania.

Programação do 3º Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário

Dia 7 de outubro (sexta-feira)19h30
Abertura oficial do evento - Pronunciamentos do Procurador-Geral de Justiça, Fernando Zardini Antonio, do Prefeito Municipal de Vitória, João Carlos Coser, e do Governador do Estado, Renato Casagrande.
20h - Coquetel.


Dia 8 de outubro (sábado)
Das 8 às 17 horas - Serviços para atendimento à população em geral.
9 horas - Palestras:
* Educação em Valores Humanos, com Gonçalo Vicente de Medeiros, filósofo e presidente do Instituto de Educação em Valores Humanos. Painel de discussão: moderador Gilberto Morelli Lima, promotor de Justiça do MPES.
* Conexões para o desenvolvimento da sustentabilidade , com Célia R. B. Schlithler, assistente social e consultora.
* Políticas Públicas para o desenvolvimento social e sustentável, com Rodrigo Coelho, secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.
12h - Almoço.
13h - Apresentação Cultural: Banda Júnior da PMES.
15h - Apresentação Cultural: Palco.
17h - Encerramento das atividades do dia.

Dia 09 de outubro (domingo)

Das 8 às 17 horas - Serviços para atendimento à população em geral
10h - Apresentação Cultural: Palco
12h - Almoço
13h - Apresentação Cultural: Palco
14h - Casamento Comunitário
16h - Encerramento do evento com show pela paz.


Fonte: PMV, com edição de Edlamara Conti.



Mutirão
Neste ano, o destaque será o casamento comunitário de 181 casais, resultado de uma parceria entre o MPES e Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES). O enlace matrimonial será realizado em 9 de outubro.


O mutirão comunitário contará com promotores de Justiça da área cível, criminal, família, infância e juventude, saúde e educação e da Ouvidoria.
Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de retirar as primeiras vias de documentos como a Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. O Grupo Especial de Trabalho Social (Getso) do MPES vai oferecer aos cidadãos segundas vias das Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, além de orientações nos projetos de Reconhecimento de Paternidade - DNA e de Paternidade Responsável.


Na área da saúde, serão realizados exames de glicose, triglicerídeos, colesterol capilar e tipagem sanguínea; avaliação e orientação nutricional, que serão oferecidos pelo Centro Universitário Vila Velha (UVV). A Associação Brasileira de Asmáticos vai orientar a população sobre doenças respiratórias e realizar o teste do sopro durante o evento. A realização de coleta de sangue e o cadastramento de medula óssea serão oferecidos pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES).
Segundo a promotora de Justiça e dirigente do Caco, Sandra Maria Ferreira de Souza, a função primordial do MPES é mostrar o direito que o cidadão tem para o acesso a serviços básicos, como saúde e documentação, por exemplo.
"Durante a realização do evento, além dos serviços à disposição da comunidade, o MPES produzirá  debates focando na busca de temas que interfiram positivamente nas ações do cidadão e na sociedade em que ele vive. Dessa forma, podemos mudar o olhar do cidadão diante da comunidade e instruí-lo a exigir que o Estado cumpra o seu papel", completou.


O 1º Encontro, que ocorreu em 2009, recebeu a visita de cerca de 50 mil pessoas e realizou um total de 13.683 atendimentos diretos durante os três dias do evento. O 2° Encontro, que ocorreu em 2010, realizou aproximadamente 25.000 atendimentos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.