Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Centro de Referência Estadual atende a quase 500 novos casos de doenças ocupacionais por ano

Pessoas que apresentam problemas de saúde desenvolvidos no ambiente de trabalho encontram no Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) um atendimento especializado para o tratamento das chamadas doenças ocupacionais.  Somente no ano passado, foram atendidos no local 462 novos pacientes e realizadas 3.364 consultas de retorno.

O Cerest funciona no CRE Metropolitano, em Jardim América, Cariacica.

Do total de usuários atendidos em 2010, a maior parte foi de mulheres, com idade entre 41 e 50 anos, e diagnóstico principalmente de Lesões por Esforços Repetitivos - LER/ Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho - Dort (como tendinite de ombro e punho e inflamação no cotovelo), seguido de disfonia (alteração na produção da voz ) e transtornos mentais relacionado ao trabalho.
Fotos Assessoria de Comunicação/Sesa
Atividade de fisioterapiaAtividade de fisioterapia

Em 2011, foram registrados196 casos novos e um total de 1.611 consultas de retorno no primeiro semestre.

As doenças LER/Dort continuaram com maior incidência, porém foi observada uma mudança no perfil do adoecimento dos usuários, com os transtornos mentais relacionados ao trabalho assumindo o segundo diagnóstico mais frequente entre os trabalhadores atendidos.

Auxiliar de serviços gerais, costureira em geral, empregado doméstico/faxineira, auxiliar administrativo, caixa (supermercado), cozinheiro geral, operador de empilhadeira e cabeleireiros estão entre os profissionais que mais procuraram o serviço.

LER
A doméstica Manoelina Santos Pinto, 42 anos, é uma das usuárias que procurou o Cerest em busca de tratamento para sua doença ocupacional. O esforço repetitivo de lavar e passar roupas durante 20 anos a levou a desenvolver LER em suas duas mãos. Após realização de cirurgia em agosto, ela agora passa por fisioterapia para melhorar e restabelecer o movimento das mãos.
“Tudo começou como uma dor normal, que foi só aumentando até que eu não conseguisse mais movimentar as mãos. Desde que comecei a fisioterapia, já sinto uma melhora”, contou Manoelina.
Manoelina Santos Pinto
Katia Brandão
Manoelina Santos PintoKatia Brandão

Com problemas de coluna, a escrivã de polícia Katia Brandão teve recentemente sua primeira consulta no Cerest e elogiou o atendimento. “O agendamento é rápido e o atendimento me surpreendeu bastante”, disse Kátia, que teve que passar, como todos os usuários do serviço, por uma consulta coletiva, após agendamento por telefone, de orientação quanto aos serviços oferecidos.

Após consulta coletiva, avaliação individual e constatação de que a doença apresentada pelo usuário tem relação com o trabalho, é definido qual será o tratamento prescrito. No Cerest, os pacientes são acompanhados por equipe multidisciplinar que envolve: médico do trabalho, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, massoterapeuta e enfermeiro do trabalho. Além do atendimento individual, também são feitos trabalhos em grupos

Vertentes
A coordenadora do Cerest, a médica especialista em saúde do trabalhador Isabel Muniz, explica que o trabalho no Centro é desenvolvido em três vertentes: assistência, vigilância em ambientes de trabalho e educação em saúde do trabalhador.

Atividade de fisioterapiaAtividade de fisioterapia

A vigilância é feita nos locais de trabalho de acordo com a necessidade para avaliação do chamado nexo causal da doença ou quando aparecem muitas queixas de pacientes de uma mesma empresa. Já a educação envolve a promoção de palestras em locais como escolas e sindicatos, empresas e capacitação para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Manoelina Santos Pinto faz fisionterapia para recuperar o movimento das mãos
Manoelina Santos Pinto

A assistência engloba desde o atendimento médico, psicológico e fisioterápico até as questões legais, como a notificação compulsória, orientação previdenciária e sobre direitos trabalhistas do trabalhador portador de doença ocupacional ou sequela de acidente de trabalho.

Atividade de fisioterapia

O Cerest funciona no Espírito Santo desde 1996, de acordo com a Constituição de 1988, que prevê o atendimento de trabalhadores com doenças ocupacionais e acidente de trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST
Rod. Br 262 Km zero - CRE Metropolitano, 1º andar Anexo - Jardim América, Cariacica.
Telefone para agendamento: (27) 3359-7272.
Informações: (27) 3388-1668.

Fonte: Assessoria de Comunicação - SESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.