Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Atenção alunos de Logística...

... Vila Velha vai mudar legislação sobre circulação de transporte de cargas




Em uma reunião realizada na última terça-feira (04/10), a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) apresentou uma proposta de alteração do Decreto nº 161/2001 que dispõe sobre o ordenamento da circulação de veículos de cargas no Município de Vila Velha. Pelo novo decreto haverá ampliação nas restrições de vias, dias e horários que os caminhões poderão circular.

No encontro, que foi realizado no Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic), na Praça Duque de Caxias, Centro da cidade, estiveram presentes representantes de comunidades e dos segmentos envolvidos na logística e transporte de cargas.

O gestor público da Semtran Giancarlo Marchezi realizou a apresentação da proposta e explicou os motivos da alteração. Segundo ele, a cidade cresceu muito e sua dinâmica alterou bastante desde a edição do Decreto 161/2001.

“A crescente movimentação de cargas e a ineficiente regulação sobre a circulação de veículos de cargas está causando interferências muito negativas nas áreas residenciais. O desenvolvimento econômico acelerado, relacionado ao comércio e aos serviços, tem aumentado significativamente a mobilidade da população, principalmente as viagens urbanas em modos individuais, fazendo com que seja cada vez mais imperativo a segregação do trânsito urbano, do rodoviário, nas áreas urbanas consolidadas do município, como a Glória e o Centro da cidade”, explicou o gestor.

O objetivo das mudanças é restringir a circulação de caminhões nas áreas residenciais, na orla, no Polo da Glória e no Centro da cidade, melhorar a mobilidade urbana, diminuir quantidade e gravidade de acidentes envolvendo caminhões na área urbana, qualificar as vias de acordo com sua vocação e estimular a logística de distribuição interna.




Para o secretário de Transporte e Trânsito de Vila Velha, Bruno Lorenzutti, a participação das comunidades e dos segmentos envolvidos é importante para que o novo decreto seja elaborado da melhor forma possível. “Temos a nossa responsabilidade, mas todos ou outros segmentos tem a sua contribuição a dar. Sempre buscamos o diálogo. Não queremos prejudicar o desenvolvimento da cidade, mas é preciso regulamentar o transporte de cargas dentro de Vila Velha”, afirmou.

As restrições de acesso dos veículos de carga são, inclusive, para veículos vazios. Apenas nas Rodovias do Sol, Leste-Oeste e Darly Santos e na Estrada de Capuaba não há limitações. Nas outras vias há restrições de dias e horários para o tráfego desses veículos, conforme minuta e mapa.

A Semtran deu um prazo de 60 dias para que as comunidades, sindicatos e empresas de logística e transporte apresentam sugestões para o novo decreto. A Prefeitura vai analisar as propostas e, caso sejam pertinentes, serão acrescentadas à nova legislação antes da publicação, que deve acontecer ainda este ano.

Fonte: PMVV - 05/10/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.