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terça-feira, 11 de outubro de 2011

10 dicas para se adaptar à cultura da empresa

Geralmente, quando um funcionário ingressa na organização ele passa por um processo de integração. O objetivo dessa iniciativa é de que o recém-contratado se familiarize não apenas com o setor em que irá atuar e a empresa como um todo, mas também assimile gradualmente o DNA da empresa que fará parte da sua rotina. Inclusive, há organizações que entregam ao profissional um manual que traz e seu conteúdo a missão, a visão e os valores corporativos.

Lógico que o processo de integração é extremamente valioso para quem chega, pois isso ajudará a pessoa a não se sentir um "peixe fora d'água" e, dessa forma, apresentar uma adaptação mais rápida que impactará em sua performance. No entanto, existe algo que precisa ser levado em consideração. Além das informações formais que recebe da área de T&D, o colaborador também necessita utilizar sua capacidade de captar o que acontece ao seu redor, ou seja, como os demais colegas de trabalho se comportam no dia a dia. Sem dúvida alguma, isso facilitará que ele assimile a cultura da empresa de uma forma mais tranquila e natura.

Confira abaixo, algumas dicas para quem deseja adaptar-se ao novo ambiente de trabalho.

1 - De forma discreta, observe as peculiaridades da personalidade de cada colega de trabalho. Certamente, a equipe contará com pessoas tímidas e outras mais extrovertidas. Isso o fará entender que se alguém fala pouco, não significa que exista algo "contra" você.

2 - A sua própria personalidade também será "observada" pelos seus novos pares. Nos primeiros dias aja com naturalidade e esteja focado principalmente no aprendizado, pois sua atividade estará direta ou indiretamente relacionada aos demais profissionais do seu setor e da empresa, de uma forma geral.

3 - Quem ingressa na organização sempre deseja causar uma boa impressão. Contudo, há quem confunda isso e de tanto se esforçar para agradar aos demais colegas, inclusive ao próprio gestor, passa a ser visto como um bajulador.

4 - O bom humor é considerado um diferencial positivo para as empresas que captam novos talentos. Por outro lado, é bom não abusar e tentar tornar-se o "mais engraçado da turma", contando piadas ou fazendo "brincadeiras" de mau gosto.

5 - Preste atenção à forma como seus colegas de trabalho vestem-se. Vale um registro aqui: nada contra as preferências individuais, inclusive às que podem ser consideradas um pouco extravagantes. É pertinente lembrar que blusas com decotes considerados ousados ou roupas que exalam odores desagradáveis podem comprometer a permanência do profissional na empresa ou, então, se tornarem ricas fontes de comentários ou, pior ainda, de fofocas.

6 - Quando se chega a algum lugar e não se conhece o ambiente, o indivíduo precisa manter-se atento não apenas ao comportamento dos demais colegas, mas ao dele próprio. Essa é uma estratégia para usada por aqueles que querem ser respeitados pelos seus pares, mas também entendem que precisam respeitar o espaço dos demais. Caso precise de algum material nunca "meta a mão" sem pedir licença, pois o que você pegou pode até ser um objeto pessoal do seu colega. Pedir e agradecer são regras básicas para ser bem recebido em qualquer local e situação.

7 - Ao começar uma nova fase profissional e iniciar em uma organização não são raros os casos de alguns "curiosos" cheguem de "mansinho" para conversar com o recém-contratado e tentar conseguir informações pessoais sobre a vida dele. Mesmo que você queira ser simpático, mantenha sua vida pessoal preservada e não se exponha apenas para tentar criar um amigo.

8 - Da mesma forma que você deve preservar sua vida pessoal, não dê margens para quem chega para repassar um relatório "informal" dos demais colegas de trabalho. As fofocas sempre existirão e ficar atento a elas é prudente e saudável para todos. Seja polido nesse momento e educadamente comece outro assunto que não esteja relacionado à vida dos seus pares.

9 - Sempre que possível, participe de eventos ou comemorações promovidos pela empresa e que remetem a datas marcantes como Aniversário da Organização, Dia das Mães, Natal, entre outros. Esses momentos são valiosos para que o profissional se integre as pessoas que convive e também não seja mais visto apenas como um recém-chegado.

10 - As pessoas não precisam e nem devem tentar mudar sua personalidade, pois isso seria pedir que se anulassem. No campo profissional acontece o mesmo: o colaborador precisa ser ele mesmo e não usar de artificialidade. Contudo, é bom lembrar que se adaptar a uma nova realidade é uma competência comportamental indispensável para quem deseja assegurar e melhorar o futuro da própria carreira. Quebrar paradigmas é sinal de maturidade e não de fragilidade.

Fonte. Rh.com.br – artigo escrito por Patrícia Bispo em 06/10/2011.

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