Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 12 de julho de 2011

Dica para suas férias...

Diversão e aprendizado na Escola da Ciência Física

Samira Gasparini
criança brincnado em frente à espelho da escola de ciência e física

A Escola da Ciência - Física tem a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes. Desperta-se a curiosidade das pessoas, e, dessa forma, muitas acabam compreendo melhor certos fenômenos científicos.

Durante a visitação, um monitor apresenta ao público todos os 54 equipamentos presentes no museu de ciências. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, o visitante é capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia.

Como visitar

As visitas são gratuitas para estudantes de escolas públicas ou privadas e para a comunidade. Grupos acima de 10 pessoas precisam agendar a visitação, pois eles requerem monitores exclusivos.

Agendam-se as visitas do mês seguinte, por meio do telefone (27) 3233-3556, pelo e-mail ecienciafisica@gmail.com ou no próprio espaço.

Administrada pela Secretaria Municipal de Educação, a Escola da Ciência - Física ocupa um prédio histórico, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, no Parque Moscoso.

Carlos Antolini
Aluna girando no equipamento da escola de ciência física

Conheça alguns experimentos

  • Parede escalada: lida com os conceitos de equilíbrio, vetor, peso e gravidade.
  • Giroscópio humano ou Gyrotec: simula a falta de orientação espacial, sensação vivida pelo ser humano na ausência de gravidade. O giroscópio é utilizado pela Agência Espacial Americana (Nasa) no treinamento de astronautas.
  • Gerador de Van de Graaff: demonstra que o atrito é capaz de produzir eletricidade. É o que acontece, por exemplo, entre as nuvens e os ventos, resultando em descargas elétricas na forma de relâmpagos.
  • Mini-hidrelétrica: produz energia elétrica por meio de um fluxo de água, como uma hidrelétrica.
  • Condutor/isolante: trabalha condutibilidade elétrica e, ao mesmo tempo, fenômenos ópticos.
  • Globo de plasma: mostra que, quando existem materiais de resistências diferentes no trajeto a ser seguido pela eletricidade, ela circula pelo de menor resistência.
  • Anel saltador: torna evidente a íntima ligação que existe entre eletricidade e magnetismo. Demonstra o princípio de funcionamento do trem-bala, que levita sobre os trilhos.
  • Velocidade do som: chama a atenção do público para a velocidade de propagação do som no ar, que é de aproximadamente 340m/s.
  • Espelho plano: ressalta a diferença que existe entre a representação natural do objeto e a imagem apresentada pelo espelho plano.

Planetário Móvel

Os visitantes da Escola da Ciência - Física também podem se divertir no Planetário Móvel, um espaço totalmente sem luz e inflável, no interior da qual são projetadas configurações celestes.

Com a tecnologia empregada no aparelho, vão poder ser projetadas simulações do céu de todas as partes do mundo e nas diferentes estações do ano. O equipamento tem cerca de 3,2 m de altura por 5 m de diâmetro e capacidade de receber até 25 pessoas por sessão, com duração de aproximadamente 20 minutos.

O Planetário Móvel fica disponível para visitação do público aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas. Durante a semana, o equipamento estará disponível apenas para visitação de escolas.

Onde fica:
Endereço: Rua José de Anchieta, s/n, Parque Moscoso.
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas; domingos e feriados, das 14 às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.