Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Samarco e Vale vão contratar 8 mil em obras de usinas

Cerca de 8 mil postos de trabalho serão criados até o final de 2012 em duas das grandes obras industriais no Espírito Santo. As vagas são para a oitava usina de pelotização da Vale, obra que já está em andamento, e a quarta usina da Samarco, cuja pedra fundamental deverá ser lançada na próxima semana, em Ubu, Anchieta.

São cargos para trabalhadores que atuam em terraplanagem, na construção civil, montagem industrial, segurança e meio ambiente, além de postos para empregados das áreas administrativa, de planejamento e gestão.

A maior parte desses trabalhadores será contratada no Estado, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer), Manuel Pimenta. "Acreditamos que as empresas poderão contratar na região 90% dos funcionários", aposta Pimenta.

As obras no complexo de Tubarão, onde a Vale constrói a oitava usina de pelotização, estão na fase de montagem e serão desenvolvidas, a partir de agora, por um consórcio formado por duas empresas, uma local, a União Engenharia, e outra de fora, a MCE. Para esta fase, serão necessárias mais 1,5 mil contratações.

A expectativa é de que, até o final de 2012, boa parte dos trabalhadores das obras possam ser aproveitados pelas empresas que desenvolverão o projeto da Companhia Siderúrgica Ubu (CSU). "Assim, evitamos o deslocamento muitas pessoas de outras regiões e aproveitamos a mão de obra qualificada no Estado", ressalta o coordenador do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF-ES), Rusdelon Rodrigues de Paula.

Onde estão as vagas:
Projetos

Os dois maiores projetos industriais no Estado, a oitava usina de pelotização da Vale e o projeto da quarta usina da Samarco, também para a produção de pelotas de minério de ferro, deverão empregar cerca de 8 mil trabalhadores até o final de 2012.

Mais requisitados

A usina da Vale está na fase de montagem eletromecânica da planta e as empresas responsáveis por essa parte da obras começam a requisitar profissionais como: ajudante, armador, caldeireiro, carpinteiro, eletricista, encanador, encarregado, instrumentista, isolador, maçariqueiro, mecânico, montador, montador de andaime, motorista, operador, pedreiro, pintor, serralheiro e soldador.

Quarta usina da Samarco

Na primeira fase das obras serão contratados profissionais ligados à atividade de terraplanagem como operadores de máquina, operadores de retroescavadeira, operador de pá mecânica, topógrafo, pedreiro.

Sequência

Em seguida, serão contratados profissionais da área de construção civil como pedreiros, carpinteiros, eletricistas, armadores, serventes e pintores.

Outros

Em qualquer fase, as empresas terceirizadas precisam de profissionais periféricos, como técnicos em segurança, técnicos em planejamento, técnicos em meio ambiente, almoxarifes, engenheiros de segurança, engenheiros supervisores, engenheiros de planejamento, profissionais de recursos humanos e profissionais administrativos.

Onde

As empresas contratam por meio de seus próprios cadastros. Mas, também consultam os SINEs, onde os interessados podem se cadastrar.
Além disso, é possível obter mais informação nas páginas das duas empresas na internet: www.samarco.com.br e www.vale.com.

Fonte: www.tvgazeta.tv/aotrabalho - 19/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.