Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 19 de abril de 2011

Supere a temida entrevista de emprego!


Vai fazer uma entrevista de emprego? Além do frio na barriga, é bom você levar para esse encontro algumas dicas importantes. Nós selecionamos alguns conselhos de especialistas no assunto no Brasil, entre eles, Max Gehringer e Roberto Justus, na intenção de ajudá-lo a aumentar as suas chances de ser contratado pela empresa. Leia abaixo e boa sorte!

DICAS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO
Crie um “personagem” para empresa.
Seja o que você pode ser e não o que você costuma ser, tipo um ator que vai participar de uma peça chamada o “candidato ideal”. Isso não é ser falso, nem mentir. O entrevistador quer saber se o candidato tem o “perfil”, ou seja, se a pessoa se comporta como a empresa gostaria que seus funcionários se comportassem. Por isso, seja autêntico e sincero, desde que isso não te prejudique. Seu grande desafio é tentar falar aquilo que o entrevistador quer ouvir.

Prepare-se antes.
Para conseguir ter esse perfil exigido pelo entrevistador é fundamental que você busque informações sobre a empresa antes da entrevista. Isso você consegue pela internet. Encontre pontos em comum entre a filosofia dela e a sua. Assim você poderá dar respostas do tipo “Quero trabalhar em uma empresa que vem crescendo 12% ao ano”.

Cuidado com as respostas.
Nunca dê uma resposta de autopiedade, do tipo “eu preciso do emprego para sustentar minha família”. Mas também cuidado com o oposto, ou seja, evite se autoelogiar. Suas respostas devem ser curtas e objetivas de, no máximo, um minuto.

Fique atento às pegadinhas.
Quando lhe perguntarem “Qual o seu maior defeito?”, seja sincero, mas com cautela. Diga que é ansioso, tímido, etc. Não use defeitos que pareçam virtudes, tais como ser perfeccionista. Mencione o defeito e o que você está fazendo para tentar superá-lo.

Informe-se antes sobre salário.
Faça uma pesquisa de cargos e salários para saber o que responder quanto à pretensão salarial. Diz que estaria satisfeito com aquele salário, que é a média do mercado.

Seja um colaborador.
Diga que gosta de trabalhar em equipe (dê exemplo prático), que espera contribuir, ser um colaborador da empresa.

A imagem conta e muito.
Principalmente com relação ao peso e cigarro, pois se têm a ideia de que quem não cuida da saúde é menos produtivo, terá mais problemas de saúde e perderá mais dias de trabalho.

Fique atento aos detalhes.
Desligue celular, nunca fale mal de ninguém, esteja atualizado (conhecimentos gerais por meio de revistas, jornais, telejornais, etc), não chegue atrasado, vista-se adequadamente.

A entrevista não acaba na entrevista.
Se possível, no outro dia mande um e-mail ou uma carta para quem o entrevistou: “muito obrigado pela oportunidade”.

Fonte: http://www.folhaviória.com.br/ - Por Cristiano Stefenoni - 18/04/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.